domingo, 26 de outubro de 2008

Atletas e seu metabolismo rápido.


Saiu na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences uma pesquisa mostrando que atletas com bom preparo físico têm maior capacidade de 'queimar calorias' do que pessoas que praticam atividades físicas regularmente, mesmo em repouso. Segundo os pesquisadores da Yale University, que desevolveram o estudo, os atletas possuem um metabolismo muscular mais acelerado e seus músculos apresentam maior oxidação mitocondrial.

Ou seja, depois de comer aquela batatinha-frita, que é rica em glicose e gordura, esses dois compostos podem seguir diferentes caminhos no organismo, entre eles, um dos mais importantes é a produção de piruvato a partir de glicose, pela via glicolítica e a liberação de ácidos graxos por uma enzima chamada lipoproteína lipase, depois de algumas reações. No primeiro caso, o piruvato é convertido em acetil-coA na matriz mitocondrial, enquanto os ácidos graxos são oxidados também em acetil, que vai para o ciclo de Krebs. Assim, reservas de gordura e glicose são consumidas, gerando energia (ATP).

Resumindo, quanto mais oxidação ocorrer, maior a 'queima de calorias' (está entre aspas pois sabemos que na verdade o que são queimadas não são calorias e sim reservas de gordura, por exemplo, mas é como está no site. Além disso, dá-se a impressão que serão perdidos quilos rapidamente, mas vamos com calma, né?).
O estudo discute também a estreita relação entre exercícios e a prevenção da diabetes:
"Os resultados também sugerem que exercícios têm ainda mais benefícios contra o diabetes do que se pensava anteriormente. O treinamento aeróbico intenso é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. "

Postado por: Giovanna.
Pratiquem exercícios físicos regularmente!



Um comentário:

Unknown disse...

Boa...tava kerendo saber mais sobre metabolismo =]
Grato.