terça-feira, 28 de outubro de 2008

Quem corre é mais feliz!


Uma charge para descontrair!
Postado por: Giovanna.

Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos

Manter a forma com exercícios aeróbicos a partir da meia idade pode atrasar o processo do envelhecimento em mais de uma década e prolongar a vida independente, de acordo com uma nova revisão de pesquisas sobre exercícios aeróbicos e dependência em idade avançada.




O Dr. R. J. Shephard da Universidade de Toronto em Ontário, Canadá e seus colegas publicaram um artigo no periódico científico British Journal of Sports Medicine onde revisaram estudos sobre esta questão.
Exercícios aeróbicos regulares aumentam a habilidade do corpo de captar oxigênio e utilizá-lo, mas a capacidade aeróbica máxima de uma pessoa declina com a idade.
De acordo com Shephard, estudos sobre a resposta do treinamento aeróbico em pessoas mais velhas mostraram que se exercitar, especialmente com atividades físicas intensas por períodos mais longos, pode aumentar o poder aeróbico. Em realidade, sete estudos sobre este tipo de exercício descobriram que a capacidade aeróbica das pessoas aumentou 25%, o equivalente a 12 anos de perda de forma física.
Baseado nesta revisão, Shephard concluiu que pessoas mais velhas que fazem treinamento aeróbico progressivo podem manter a independência por mais tempo, pelo fato de atrasarem o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com a idade.
Outros pontos positivos da forma aeróbica incluem a redução de riscos de doenças sérias, recuperação mais rápida depois de ferimentos ou doenças e redução de riscos de quedas devido à manutenção da força muscular, equilíbrio e coordenação.
“Ali se mostra a necessidade de esclarecer a importância da deterioração na forma física relativa com outras causas potenciais de dependência, mas, de um ponto de vista prático, atividade aeróbica regular pode ajudar em muitas questões de ambas as perdas: funcionais e doenças crônicas”, ele escreveu.

http://www.reuters.com/article/healthNews/idUSCOL46400320080424?feedType=RSS&feedName=healthNews

Postado por: Paula

Pratique exercícios físicos regularmente.

domingo, 26 de outubro de 2008

Atletas e seu metabolismo rápido.


Saiu na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences uma pesquisa mostrando que atletas com bom preparo físico têm maior capacidade de 'queimar calorias' do que pessoas que praticam atividades físicas regularmente, mesmo em repouso. Segundo os pesquisadores da Yale University, que desevolveram o estudo, os atletas possuem um metabolismo muscular mais acelerado e seus músculos apresentam maior oxidação mitocondrial.

Ou seja, depois de comer aquela batatinha-frita, que é rica em glicose e gordura, esses dois compostos podem seguir diferentes caminhos no organismo, entre eles, um dos mais importantes é a produção de piruvato a partir de glicose, pela via glicolítica e a liberação de ácidos graxos por uma enzima chamada lipoproteína lipase, depois de algumas reações. No primeiro caso, o piruvato é convertido em acetil-coA na matriz mitocondrial, enquanto os ácidos graxos são oxidados também em acetil, que vai para o ciclo de Krebs. Assim, reservas de gordura e glicose são consumidas, gerando energia (ATP).

Resumindo, quanto mais oxidação ocorrer, maior a 'queima de calorias' (está entre aspas pois sabemos que na verdade o que são queimadas não são calorias e sim reservas de gordura, por exemplo, mas é como está no site. Além disso, dá-se a impressão que serão perdidos quilos rapidamente, mas vamos com calma, né?).
O estudo discute também a estreita relação entre exercícios e a prevenção da diabetes:
"Os resultados também sugerem que exercícios têm ainda mais benefícios contra o diabetes do que se pensava anteriormente. O treinamento aeróbico intenso é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. "

Postado por: Giovanna.
Pratiquem exercícios físicos regularmente!