sábado, 8 de novembro de 2008

Mais sobre a creatina

Aproveitando o post passado, achamos o vídeo da entrevista para o DFTV do pesquisador e professor da UNB Guilherme Molina sobre o uso da creatina, e seus benefícios, por atletas de Mountain Bike. Além disso, ele fala sobre o fato do suplmente ser proibido pela ANVISA* aqui no Brasil.
Para assistir, clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=GLJ_UFSYyrs

(*): "Orientação:
São exemplos de produtos que não podem ser comercializados no Brasil por não possuírem registro na Anvisa: creatina, carnitina, ß-hidroxi ß-metilbutirato (HMB), arginina, ornitina e óxido nítrico. Quanto ao ácido linoléico conjugado (CLA) não existe consenso científico relacionados à segurança e eficácia de uso. Os alimentos para praticantes de atividade física devem ser consumidos preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico."
(http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/240608.htm)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A creatina como suplementação ergogênica para atletas

A busca por um maior desempenho de atletas de variadas modalidades vem
crescendo e, conseqüentemente, a utilização de suplementos para
fins ergogênicos. São considerados recursos ergogênicos as substâncias,
os processos, ou os procedimentos que podem, ou são percebidos como
sendo capazes de melhorar o desempenho esportivo. O uso da creatina, que
apresenta potencial efeito no rendimento físico em exercícios envolvendo
alta intensidade e curta duração, é um exemplo.
A suplementação de creatina monoidratada (Crm), um pó branco solúvel
em água, pode melhorar o desempenho físico em esforços repetidos de
alta intensidade e curta duração. Isto é o que comprovam vários
estudos realizados com atletas que apresentam uma prática regular de
atividade anaeróbica (exercício de explosão) e alimentação balanceada,
apesar de ainda existirem controvérsias com relação aos benefícios e
riscos da suplementação com essa substância.

A idéia exposta foi associar a creatina ligada a um fosfato, cratina-
fosfato (CP) ao trifosfato de adenosina (ATP), pois o sistema
fosfogênio representa a fonte de ATP de disponibilidade mais rápida
para ser usada pelo músculo. O sistema ATP-CP, então, fornece essa
reserva de energia para rápida e eficiente regeneração do ATP para a
prática desses tipos de exercício.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732002000100009&nrm=iso&lng=pt&tlng=pt

Postado por: Talita

terça-feira, 4 de novembro de 2008

ARTIGO - Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos.

"RESUMO: O objetivo deste estudo foi verificar as influências do exercício aeróbio e anaeróbio na composição corporal de adolescentes obesos do sexo masculino. A amostra foi constituída de 28 adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, que apresentavam obesidade grave. Os voluntários foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: grupo I: exercício anaeróbio; grupo II: exercício aeróbio; e grupo III: controle. O grupo I realizou treinamento intervalado em cicloergômetro que consistiu de 12 "tiros" de 30" com máxima força e velocidade, pedalando com carga alta (0,8% do massa corporal x 25 watts) e recuperação ativa de 3'; o grupo II realizou treinamento aeróbio em cicloergômetro pedalando com carga relativa ao limiar ventilatório por 50 minutos. Já o terceiro grupo funcionou como controle, sem atividade física. Todos os grupos tiveram orientação nutricional e o período de intervenção foi de 12 semanas (três meses). Os voluntários realizaram densitometria óssea com análise da composição corporal (DEXA) e avaliações médicas e de aptidão física. Quando comparados os períodos inicial e final de intervenção foram observadas reduções nas variáveis massa corporal, IMC, na massa de gordura corporal total e de membros inferiores e na percentagem de gordura corporal de tronco nos grupos de exercício. Diferenças foram observadas entre os grupos I e III para os deltas percentuais de massa de gordura corporal total e de membros inferiores e na percentagem de gordura de membros inferiores. Os dados sugerem que o exercício físico, tanto aeróbio como anaeróbio, aliado à orientação nutricional, promove maior redução ponderal, quando comparado com a orientação nutricional somente, e que, neste estudo, o exercício anaeróbio foi mais eficiente para promover a diminuição da gordura corporal e da percentagem de gordura e o exercício aeróbio foi mais eficaz no sentido de preservar e/ou aumentar a massa magra e a massa livre de gordura."

Diariamente nos chega notícias de quanto a população mundial está ficando acima do peso. Dados preocupates são lançados, mostrando que a quantidade de obesos, independente da faixa etária, sexo ou posição social, está cada vez maior. E essa doença é grave! Entre os efeitos colaterais de ser obeso estão a hipertensão, problemas cardiovasculares, distúrbios metabólicos, aumento do colesterol ruim e muitos outros.

Estudos feitos mostram que exercícios físicos podem auxiliar bastate na reversão disso. Eles auxiliam na queima de gordura corporal, "podendo diminuir doenças relacionadas ao acumlo de gordura na parte superior do corpo".

Além disso, "os exercícios anaeróbios podem promover alta mobilização de ácidos graxos livres e, conseqüentemente, controle sobre os níveis teciduais de gordura, uma vez que a manutenção e/ou aumento da massa magra através de exercícios resistidos (de força) tende a manter o metabolismo basal elevado por várias horas após os esforços anaeróbios, pelo fato de o tecido muscular se manter metabolicamente mais ativo mesmo em estado de repouso. (...) O treinamento anaeróbio pode constituir estímulo tão ou mais eficiente quanto o aeróbio na redução dos efeitos negativos vindos do excesso de gordura da dieta, tanto em relação a alterações nos lipídios séricos quanto nos teciduais.
Assim, Diante dos resultados obtidos em cada grupo, podemos concluir que o exercício físico aeróbio promoveu redução da massa corporal total acompanhada de melhora na composição corporal, mudança no perfil lipídico e melhora também na capacidade física. O exercício anaeróbio se comportou de forma semelhante diante das medidas analisadas, sendo melhor a resposta da capacidade física com relação à freqüência cardíaca."(*)

"Considerando-se os dados obtidos neste estudo e toda a revisão bibliográfica realizada, parece correto afirmar que o exercício físico tem papel fundamental para o controle e tratamento da obesidade, e que a utilização de dieta bem orientada é fundamental para a aquisição de resultados positivos."

Lembrando que para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso aliar os exercícios a uma dieta nutricional equilibrada e provavelmente uma reeducação alimentar.



(*) Dados de outro artigo bem semelhante, de onde foram tiradas algumas informações bioquimícas, já que no primeiro artigo não ficaram claras as diferenças entre exercício aeróbio e anaeróbio: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000500002&lng=pt&nrm=iso

E para mais informações sobre obesidade, visite o blog de nossos colegas: http://obesidadebiobio208.blogspot.com/

Postado por: Giovanna.
Pratiquem execícios físicos regularmente.

Pique-pega: brincando de se exercitar.


"Sessões rápidas e intensas de atividades são mais fáceis de seguir, diz pesquisa
Brincar e correr como criança pode ser melhor do que praticar exercícios tradicionais, como corrida e ciclismo, sugere uma pesquisa da Universidade de Glamorgan, no País de Gales.
Segundo os pesquisadores, correr vigorosamente por 30 segundos pode ser tão benéfico para a saúde como praticar sessões de uma hora de exercícios cinco vezes por semana.
Cientistas da Universidade de Glamorgan, em colaboração com a Universidade McMaster, no Canadá, estão examinando os benefícios potenciais de exercícios de alta intensidade e como podem ser empregados no tratamento de doenças cardiovasculares.
Os cientistas afirmam que, no País de Gales, apenas 29% dos adultos praticam 30 minutos de atividades físicas de intensidade moderada pelo menos cinco dias por semana.
Segundo os pesquisadores, sessões rápidas de brincadeiras podem ser mais fáceis de seguir do que a prática regular de exercícios tradicionais.
"Seis baterias de 30 segundos de corridas vigorosas três vezes por semana podem trazer os mesmos benefícios para a saúde e a redução de peso do que correr ou andar de bicicleta em intensidade moderada por 45 minutos várias vezes por semana", diz o professor Julien Baker, um dos autores da pesquisa.

Praticidade
De acordo com Baker, corridas de 30 a 100 metros, com duração de 30 segundos, e intervalos de quatro minutos para descanso, têm resultados positivos para a saúde.
"Programas de alta intensidade são muito mais fáceis de executar e mais práticos de seguir. Para crianças que estão acima do peso ou são obesas, pode ser melhor seguir um programa de exercícios de alta intensidade durante um período curto", afirma Baker.
"Esse tipo de atividade também pode agir como uma defesa contra doenças cardiovasculares, e pesquisas em laboratório demonstraram reduções significativas de pressão arterial após os exercícios", diz o cientista.
"Essas descobertas indicam que a prática de exercícios intermitentes pode trazer benefícios similares àqueles proporcionados por sessões mais longas de exercícios moderados no tratamento de hipertensão", afirma Baker.
Segundo o cientista, são necessárias mais pesquisas para compreender totalmente os mecanismos envolvidos na obtenção do máximo de benefícios dos exercícios de alta intensidade e como isso pode ser usado no tratamento de pressão alta.
"O aspecto empolgante desse tipo de exercício é que pode ser praticado em qualquer lugar e não precisa de equipamentos sofisticados ou roupas caras", diz Baker.
Segundo o instrutor de ginástica Sebastian Navarro, que é ex-oficial do Exército, a idéia da pesquisa segue o mesmo princípio de alguns exercícios seguidos por militares.
"É um treinamento em intervalos. É muito útil para a maioria das pessoas, porque poucas vão conseguir fazer uma hora ou uma hora e meia de treinamento constante", diz Navarro.
"A maioria das pessoas faz algum tipo de exercício intenso e rápido, como correr para pegar um ônibus. É uma boa maneira de treinar e ainda incentiva as pessoas a se divertirem - o que sempre é bom", afirma Navarro."

Particar atividades físicas depende um pouco de disciplina e força de vontade. Para aqueles menos disciplinados (ou sem tempo), fazer esse tipo de exercício pode ser uma segunda opção bem divertida!

Notícia fresquinha do site: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL848115-5603,00.html

Postado por: Giovanna.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Alimentação equilibrada e atividade física beneficiando o trânsito intestinal

Sabe-se que o exercício físico tem a capacidade de trazer os mais diversos benefícios ao corpo humano, dentre as quais podemos citar as suas propriedades preventivas e também as curativas relacionadas à doenças como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, dentre outras sobre as quais iremos falar aqui no blog.
Mas um aspecto importante e não muito conhecido associado a prática de exercícios físicos é sua propriedade em ajudar no trânsito intestinal. Para isto ele não trabalha sozinho, está associado a uma boa alimentação, a saber, uma alimentação balanceada e que contenha um bom teor de fibras.
Esta interessante propriedade dos exercícios físicos será melhor esplicada em breve. Portanto, para ficar sempre por dentro do que os exercícios físicos podem lhe oferecer, continue visitando nosso blog.
Para saber mais sobre este assunto dê uma lida no artigo que aparecerá ao clicar no link abaixo:
www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=geral-nefdebate&pub=780


Postado por: Carolina Vogado.
Pratiquem exercícios físicos regularmente!