domingo, 23 de novembro de 2008

1 - limiar aeróbico e VO2 máx.

Olá pessoal!
Desculpe pela demora da atualização! Bom, hoje vou falar sobre alguns aspectos importantes do exercício, como as adaptações respiratórias e cardiovasculares e o limiar aeróbico.
Eles serão divididos por post, para facilitar a leitura e evitar que o texto fique muito extenso. Boa leitura!

Limiar aeróbico

Já vimos que durante o exercício o individuo produz lactato, principalmente pela glicólise anaeróbica. Dependendo de como o exercício é feito, se há uma sobrecarga ou em uma intensidade muito elevada, há acumulo do ácido lático nos músculos, provocando a fadiga muscular e uma consequente queda de desempenho do atleta. É aí que entra o limiar aeróbico, para evitar que isso ocorra.
O limiar é baseado nas concentrações de lactato de acordo com o tipo e a intensidade de exercício praticado. Se um individuo treina dentro do limiar aeróbico, a velocidade de lactato produzido será igual a de remoção, como se ele se anulasse. Ou seja, é uma forma de determinar a carga máxima de exercício que o organismo consegue suportar, sem que haja um excesso de produção de lactato, que lhe é prejudicial.
Treinando, é possível aumentar a taxa de energia sem que haja esse acumulo, mesmo com uma maior intensidade de exercício. Isso significa que uma pessoa destreinada, ao se exercitar com a mesma intensidade, produzirá mais ácido lático, como mostra o gráfico abaixo:



O LA pode ser expresso em VO2 (ml/kg/min), carga (km/h, mph, watts, kp, outros), freqüência cardíaca (bpm) e percentual do VO2máx. E pode ser determinado pela avaliação dos gases expirados durante o teste de esforço.

VO2 máx

O consumo de oxigênio (VO2) é proporcional a carga do exercício. Porém, em um teste de esforço, por exemplo, há um momento que o VO2 não muda. Geralmente, esse momento se dá na última carga, quando há exaustão.
Isso indica que há um ponto em que a quantidade de oxigênio que o organismo consegue captar e utilizar para realizar trabalho é máxima.
Assim, quando se aumenta a carga e não dá mais para aumentar o VO2 , dizemos que ele é máximo.
Entretanto existem algumas condições para que o se atinja o VO2 máximo:

-A freqüência cardíaca deve ser máxima;
-Deve-se atingir o platô aeróbio;
-Deve haver um índice de 80mg % de ácido láctico.
Quando esses três fatores são atingidos, podemos dizer que ele atingiu o seu máximo de consumo de oxigênio.
Essa capacidade varia de pessoa para pessoa, ou seja, é um fator genético. Interferem também a massa muscular do indíviduo, sua aptidão física e seu condicionamento físico.

Nenhum comentário: