segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Painel 1 - Fases da vida

Manter uma atividade física regular é importante em qualquer fase da vida, como vimos na introdução. Mas cada fase há uma forma diferente de ação dos exercícios. Vamos entender isso?









- Infância




Desenvolvimento cognitivo, aspectos físicos, mentais e sociais.
- Hormônio do crescimento (GH) (ver painel 5)

- Juventude

Paralelamente à boa nutrição, a adequada atividade física deve ser reconhecida como elemento de grande importância para o crescimento e desenvolvimento normal durante a adolescência, bem como para diminuição dos riscos de osteoporose na maturação.
A prática do exercício físico, associada a uma oferta energética satisfatória, permite um aumento da utilização da proteína da dieta e proporciona adequado desenvolvimento esquelético. Várias outras influências positivas estão relacionadas à atividade física regular, entre eles o aumento da massa magra, diminuição da gordura corporal, melhora dos níveis de eficiência cardiorrespiratória, além dos importantes efeitos psicossociais.
E em especial para o adolescente, são colocadas certas vantagens do esporte, como por exemplo, estimula a socialização, serve como um "antídoto" natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a auto-estima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva à uma menor predisposição a moléstias.
Estudos recentes envolvendo indivíduos jovens afirmam que atividade física constitui o fator mais importante para a prevenção do desenvolvimento da obesidade. Oservaram que, adolescentes com boa aptidão física apresentavam menor Índice de Massa Corporal (IMC), menor pressão sanguínea e maior concentração plasmática de HDL do que adolescentes sedentários.
O desequilíbrio nutricional pode ocorrer quando treinos excessivos não são acompanhados de aumento compatível dos nutrientes ingeridos. Devido aos horários dos treinos, os adolescentes podem adotar dietas inadequadas, com omissão de refeições ou sua substituição, principalmente por líquidos que repõe apenas parte das calorias e dos eletrólitos. A realização de exercícios prolongados ou vigorosos que excedam a 10 horas semanais sem uma correta reposição nutricional e de calorias pode acarretar sérios riscos ao organismo do adolescente.
Enfim, treinos durante a adolescência tem inúmeras vantagens, porém tem também desvantagens se realizados com muito rigor, assim como em qualquer faixa etária.

- Idade adulta

Na idade adulta, os benefícios de praticar uma atividade física regular continuam e acima de tudo ganham grande destaque, afinal essa fase é o momento em que a vida começa a se estabilizar e o bem estar é primordial. Além disso, ela antecede a terceira idade e um adulto saudável provavelmente terá uma velhice confortável. Alguns desses benefícios: aumentar a densidade óssea, evitar a queda da taxa metabólica, suportar a manutenção do peso corporal e prevenir adiposidade visceral.
Outro aspecto importante é que nessa fase, o instinto maternal aflora. Para as gestantes também é importante fazer exercícios. Vamos ver porque?
- há um ganho menor de peso, - Aumento da tolerância à dor - Redução da duração do parto normal - menor número de complicações da gestação - menor número de cesarianas

Curiosidade: Amenorréia em Atletas Saúde & Performance - um aspectos negativos do exercício físico em atletas.


“Mulheres atletas geralmente são vistas como pessoas sadias e “em forma”. Porém, uma análise mais cuidadosa pode indicar um estado nutricional não tão favorável. Aproximadamente, 20% das mulheres fisicamente ativas apresentam amenorréia (pausa na menstruação), caracterizada pela deficiência precoce de estrogênio. O estrogênio, importante hormônio feminino, tem a função de induzir as células de muitos locais do organismo a proliferar, além de determinar as características femininas que distinguem a mulher do homem. Além disso, ele estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade e promove sua rápida calcificação.
A ausência da menstruação, muitas vezes, é decorrente de uma anomalia do cérebro, da hipófise, da tireóide, das adrenais, dos ovários ou de praticamente qualquer parte do sistema reprodutivo. Normalmente, o hipotálamo (uma pequena parte do cérebro localizada logo acima da hipófise) estimula a hipófise a liberar os hormônios que fazem com que os ovários liberem óvulos. Em determinados distúrbios, a produção anormal de certos hormônios hipofisários impede a ovulação (liberação dos óvulos) e podem interromper a seqüência dos eventos hormonais que acarretam a menstruação. As concentrações altas ou baixas dos hormônios tireoidianos podem fazer com que a menstruação seja interrompida, que ela ocorra de modo irregular ou que ela simplesmente não ocorra.
O exercício extenuante, da mesma forma, pode causar a interrupção da menstruação, promovendo uma diminuição da excreção dos hormônios que estimulam os ovários, de modo que eles produzam menos estrogênio. Também o fato de atletas apresentarem uma ingestão significantemente menor de gorduras pode desencadear este processo, mesmo porque, este hormônio é formado exclusivamente a partir de uma fração de gordura.
Entre os problemas de longo prazo que esta ausência de estrogênio desenvolve, o mais evidente é a osteoporose, que começa em idade prematura. Inúmeros estudos relacionam maior risco de lesões ao estresse, fatores genéticos e dieta, além dos exercícios físicos extenuantes.
A probabilidade de ocorrer amenorréia depende de fatores associados como: perda rápida de peso, presença de um baixo peso corporal, baixo percentual de gordura, rotina de treino extenuante, presença de períodos menstruais irregulares antes de começar a treinar forte, presença de estresse emocional e de uma dieta restritiva.”
http://www.rgnutri.com.br/sp/dicas/amenorreia.php

- Idosos


Praticar exercícios quando se está na fase idosa, que é mais ou menos a partir dos 65 anos de idade, é importante porque ajuda o idoso a não perder o ânimo de praticar atividades, seja ela em casa, na rua ou em qualquer lugar. Quando o idoso passa a praticar atividades físicas ele começa a ganhar mais força, equilíbrio, flexibilidade e resistência física, resultados que ocorrem também nas outras fases da vida, como foi citado anteriormente. Mas, quando se é idoso, esses ganhos são de estrema relevância, já que a pessoa quando está nesta fase da vida está mais suscetível a quedas, a se machucar de modo geral. Desta maneira, se o idoso passa a praticar atividades físicas regularmente, ele vai estar mais habilidoso a se desvencilhar das situações que podem lhe causar algum mal.
Além disso, a atividade física ajuda a aumentar as taxas de HDL (“colesterol bom”) no sangue, que é o colesterol de alta densidade. Este tipo de colesterol previne contra o acúmulo de gordura nas artérias, fazendo com que o idoso tenha menores chances de ter uma doença cardiovascular. Outros compostos que são produzidos durante a atividade física são as endorfinas, que ajudam a manter a “alegria” do idoso (para maiores detalhes, ler o último painel, que fala sobre endorfina). Elas causam um efeito muito benéfico para o idoso porque, nesta idade, as pessoas têm uma maior tendência a sofrer de depressão.
Postado por: Carolina, Giovanna, Paula e Talita.

Um comentário:

Rhani disse...

Correções:
"Mas, quando se é idoso, esses ganhos são de "ESTREMA" relevância, já que a pessoa quando está nesta fase da vida está mais suscetível a quedas, a se machucar de modo geral. Desta maneira, se o idoso passa a praticar atividades físicas regularmente, ele vai estar mais habilidoso a se desvencilhar das situações que podem lhe causar algum mal."

a palavra em maiusculas, eu acho que é :extrema!
Não?!