domingo, 23 de novembro de 2008

2.a - Adaptações respiratórias

O assunto abordado agora será sobre as adaptações fisiológicas dos vasos sanguíneos e do sistema respiratório durante o exercício. O texto foi retirado quase na íntegra do site http://esporte.hsw.uol.com.br/exercicio-fisico10.htm, pois o autor explicou de forma simples, mas bem completa.

Levando oxigênio para as células

Se você planeja se exercitar por mais do que alguns minutos, seu corpo precisa levar oxigênio para os músculos, ou eles param de trabalhar. A quantidade de oxigênio que os músculos usarão depende de: levar sangue aos músculos e extrair oxigênio do sangue para o tecido muscular.
O corpo têm muitas maneiras de aumentar o fluxo de sangue arterial (sangue rico em oxigênio) de um músculo em atividade:
· aumento do fluxo sangüíneo local para o músculo que se exercita
· desvio do fluxo sangüíneo de órgãos não essenciais para o músculo que se exercita
· aumento do fluxo sangüíneo do coração
· aumento da freqüência e da profundidade da respiração
· aumento da liberação de oxigênio da hemoglobina para o músculo que se exercita

Aumentando o fluxo sangüíneo

Dilatação dos vasos - Enquanto você se exercita, os vasos sangüíneos dos músculos se dilatam e o fluxo de sangue é maior. À medida que o ATP é gasto nos músculos que se exercitam, o músculo produz muitos subprodutos metabólicos (como adenosina, íons de hidrogênio e dióxido de carbono). Estes subprodutos deixam as células musculares e fazem com que os capilares (pequenos vasos sangüíneos de paredes muito finas) dentro do músculo se expandam ou dilatem (vasodilatação). O aumento do fluxo sangüíneo leva mais sangue oxigenado ao músculo que está em movimento.

O sangue dos órgãos é desviado - Quando você começa a se exercitar, um desvio notável acontece. O sangue que iria para o estômago ou para os rins vai para os músculos. À medida que os músculos começam a trabalhar, o sistema nervoso simpático, que é uma parte do sistema nervoso autônomo ou automático (isto é, o tronco encefálico e a medula espinhal) estimula os nervos do coração e dos vasos sangüíneos. Esta estimulação nervosa faz com que os vasos sangüíneos (artérias e veias) se contraiam ou constrinjam (vasoconstrição). Esta vasoconstrição reduz o fluxo sangüíneo dos tecidos. Os músculos também recebem o comando para a vasoconstrição, mas os subprodutos metabólicos produzidos dentro deles anulam este comando e causam vasodilatação, como discutimos acima.

Respirando mais rápido e mais fundo


Até agora, falamos sobre levar mais sangue para os músculos que estão se exercitando. Os pulmões e o resto do sistema respiratório também precisam prover mais oxigênio para o sangue. O ritmo e a profundidade da respiração aumentarão devido a:
· os nervos simpáticos estimulam os músculos respiratórios a aumentar o ritmo da respiração;
· os subprodutos metabólicos dos músculos (ácido láctico, íons de hidrogênio, dióxido de carbono) no sangue, estimulam os centros respiratórios no tronco encefálico que, por sua vez, estimula os músculos respiratórios;
· uma pressão arterial ligeiramente mais alta, causada pelo aumento da força de cada batimento e pelo elevado débito cardíaco, abre fluxo sangüíneo para mais bolsas de ar (alvéolos) nos pulmões. Isto aumenta a ventilação e permite que mais oxigênio entre no sangue.
À medida que os pulmões absorvem mais oxigênio e que o fluxo sangüíneo dos músculos aumenta, os músculos obtém mais oxigênio.

A hemoglobina


O corpo aumentou o fluxo de sangue rico em oxigênio dos músculos, mas estes ainda precisam extrair o oxigênio do sangue. A troca de oxigênio e dióxido de carbono é a chave. Uma proteína chamada hemoglobina, que se encontra nas hemácias (células vermelhas do sangue), transporta a maior parte do oxigênio no sangue. A hemoglobina pode se ligar ao oxigênio e/ou ao dióxido de carbono; a quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina é determinada pela concentração de oxigênio, pela concentração de dióxido de carbono e pelo pH. Normalmente, a hemoglobina funciona assim:
1. A hemoglobina das hemácias que entra nos pulmões está ligada ao dióxido de carbono.
2. Nos pulmões, a concentração de oxigênio é alta e a concentração de dióxido de carbono é baixa, por causa da respiração.
3. A hemoglobina se liga ao oxigênio e libera dióxido de carbono.
4. A hemoglobina é transportada, pelo coração e pelos vasos sangüíneos, para o músculo.
5. No músculo, a concentração de dióxido de carbono é alta e a concetração de oxigênio é baixa, por causa do metabolismo.
6. A hemoglobina libera oxigênio e se liga ao dióxido de carbono.
7. A hemoglobina é transportada de volta para os pulmões e o ciclo se repete.
À medida que você se exercita, a atividade metabólica fica alta, mais ácidos (íons de hidrogênio, ácido láctico) são produzidos e o pH fica mais baixo do que o normal. O baixo pH reduz a atração entre oxigênio e hemoglobina e faz com que esta libere mais oxigênio do que o normal. Isto aumenta o oxigênio distribuído para o músculo.

Nenhum comentário: