domingo, 23 de novembro de 2008

3 - adaptações cardiovasculares

Durante o exercício as células necessitam de mais oxigênio e para suprir essa demanda, o indivíduo precisa enviar mais sangue para os tecidos. À medida que você começa a se exercitar, os nervos simpáticos estimulam o coração a bater mais forte e mais rápido; a freqüência cardíaca pode triplicar. A estimulação das veias pelos nervos simpáticos faz com que elas se constrinjam.
Com o treino, o organismo acaba sofrendo ajustes cardiovasculares, com o fim de preparar o organismo para o exercício.
Estes ajustes são:
- aumento do volume sistólico, aumentando o débito cardíaco;
- aumento do número de capilares;
- aumento do número de utilizadas no ciclo do ácido cítrico;
- aumento do número de mitocôndrias;
- aumento da concentração de enzimas.

O atleta não pode simplesmente aumentar a freqüência cardíaca, pois isso faria com que o tempo de enchimento do ventrículo diminuísse, provocando redução do volume de sangue que o coração expele em cada batimento (volume sistólico) e, conseqüentemente do débito cardíaco.
Portanto, ele deve treinar para que o volume sistólico aumente. Com o aumento do volume sistólico, há o aumento do débito cardíaco e não há mais a necessidade de aumentar exageradamente a freqüência cardíaca para bombear mais sangue por minuto.
O aumento do número de capilares faz com que haja melhor perfusão de sangue no tecido. Assim, todas as células receberem uma quantidade maior de sangue contendo O2 e glicose para a obtenção de energia.
Com o aumento do número de mitocôndrias, e da concentração de enzimas do ciclo do ácido cítrico (Krebs), há o aumento da produção de ATP necessário para promover, entre outras coisas, a contração muscular.

A Frequência cardíaca

A freqüência cardíaca chega ao seu máximo quando a intensidade de contração é mais intensa e há uma diminuição do volume sistólico e também quando há aumento do débito cardíaco. Em atletas bem treinados, o volume dos ventrículos está acima do normal o que leva a uma diminuição da freqüência cardíaca de repouso.

Fontes: http://esporte.hsw.uol.com.br/exercicio-fisico9.htm;
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2002/exec/ajustescardio.htm

- Falar do sistema cardiovascular dos atletas nos lembra um assunto muito discutido: o coração de atleta. Para quem se interessar no assunto, leia um artigo sobre ele clicando aqui.

Desculpe o excesso de informações! Mas para saber um pouco de exercício é essencial ter noção sobre essas adaptações do nosso corpo, além disso, a título de conhecimento, é bem interessante, não é mesmo?
Qualquer dúvida, já sabem: comentário!
Postado por: Giovanna.

Um comentário:

Juliana Viana disse...

Gostei muito de como você abordou o assunto. simples,completo e rápido.
continue assim.