domingo, 23 de novembro de 2008

2.b - adaptações respiratórias

Três principais fatores influenciam na afinidade da hemoglobina pelo oxigênio:

  1. Efeito Bohr (pH), pois a acidez estimula a libertação de oxigênio, diminuindo,
    assim, a afinidade;


  2. Temperatura


  3. Concentração de 2,3-Difosfoglicerato, um composto formado de um intermediário glicolítico - o 1,2-difosfoglicerato, que une-se fracamente com subunidades da molécula de hemoglobina, reduzindo sua afinidade de oxigênio. Isso acarreta maior liberação de O2 aos tecidos para uma determinada redução da pressão de oxigênio (PO2.).

Ao analisarmos os gráficos, chegamos a conclusão de que curvas que se movem para a direita significam diminuição da afinidade da hemoglobina (Hb) pelo O2. Isto é fisiologicamente útil aos tecidos, onde um ambiente levemente acidótico serve para liberar o O2 mais facilmente da Hb.

Uma pequena mudança da curva para a esquerda aumenta a afinidade da Hb pelo O2, produzindo maior saturação de Hb para uma dada PO2. Isto ajuda a aumentar o carreamento de O2 nos capilares pulmonares (levemente alcalinos) e é uma grande vantagem no feto, onde a PO2 (Pressão de oxigênio) é baixa.

Fontes: http://isabelle.math.ist.utl.pt/~l55770/megafiles/anodois/ME_trab5_g8.pdf;
http://www.anestesiologia.com.br/artigos.php?itm=18;
http://medicina.med.up.pt/bcm/trabalhos/2006/aminhaproteinafavorita/estrutura.htm

Um comentário:

Alunas - Bioquímica do Exercício 2/08 disse...

mais sobre efeito Bohr, no blog de nossos colegas de extremos da toletância humana: http://extremosmed88.blogspot.com/2008/11/o-efeito-bohr.html